Alergia à “picada” de abelha e vespa

As abelhas pertencem à ordem Hymenoptera da superfamília Apoidea. São conhecidas mais de 15 espécies de abelhas no mundo.

Consideradas insetos sociais, exercem função importante na polinização e na produção de mel. Uma abelha faz quarenta voos diários, tocando em 40 mil flores.

O termo correto não é picada de abelha e sim ferroada, pois esta consiste em perfurar a pele com o aparelho de ferrão seguida de injeção do veneno. A ferroada da abelha é muito dolorosa.  O veneno é composto de várias substâncias químicas com ação farmacológica variada. As abelhas podem usar o veneno para paralisar ou matar as presas ou quando se sentem ameaçadas. As ferroadas são mais frequentes em homens jovens, provavelmente por maior contato com o inseto.

A ferroada de abelhas, na maioria das pessoas, causa uma reação imediata na pele, não alérgica, caracterizada por inchaço, vermelhidão e calor local. Porém, reações graves podem ocorrer devido à alergia ou de várias ferroadas.

As vespas pertencem também à ordem Hymenoptera são encontradas em maior quantidade em regiões de clima tropical e equatorial, sendo conhecidas cerca de 30 mil espécies. São insetos importantes no controle biológico e na polinização de várias plantas.

No Brasil as vespas da família Vespidae, Pompilidae ou Sphecidae são chamadas de marimbondos. Suas casas são parecidas com as das abelhas, sendo dividas em favos.

O ferrão das vespas é usado em caso de defesa, principalmente do ninho. A ferroada das vespas, na maioria das pessoas causa uma reação local, não alérgica, com edema, calor, dor local e vermelhidão. Da mesma forma que as reações às ferroadas das abelhas, reações graves podem ocorrer devido a várias ferroadas ou a alergia.

O veneno dos hymenópteros é complexo, composto por enzimas (fosfolipases e hialuronidase), peptídeos (metilina, apamina, etc) e compostos de baixa massa molecular (histamina, serotonina, acetilcolina, etc)

Como evitar as picadas? Usar roupas claras (roupas escuras atraem abelhas), evitar perfumes, pós-barba, spray de cabelos, evitar ficar próximo à colmeia, se aparecer um ninho de vespa em sua residência, chame um especialista para retirá-lo, e não fazer movimentos bruscos ou agitar os braços para tentar afugentar as abelhas e vespas (isso aumenta a agressividade delas).

Em caso de acidentes provocados por ferroadas de abelhas e vespas, procure atendimento médico!

 

Bibliografia: Castro FFM, Palma MS. Alergia a veneno de insetos. Ed Manole, 2009

Gostou?

Vamos combater a alergia juntos.

Acompanhe minhas dicas