A acne vulgar é caracterizada por pápulas, pústulas, comedões e nódulos. É uma das doenças inflamatórias crônicas mais comuns no mundo e embora acometa mais adolescentes, a acne pode afetar várias faixas etárias.
A acne vulgar tende a ser mais grave nos homens, enquanto sua frequência aumenta nas mulheres após os 20 anos.
É causada por alterações hormonais que levam ao aumento da produção de sebo, que pode obstruir os poros, favorecendo o desenvolvimento de bactérias e inflamação local. Pode ser afetada por vários fatores: alimentação, hormônios, estresse, tabagismo, uso de medicamentos, anabolizantes, cosméticos, hidratantes, predisposição genética e fatores sazonais.

De acordo com a gravidade, é classificada em grau I, grau II, grau III e grau IV. Na acne grau I, predominam os cravos, enquanto no grau IV, os nódulos que se unem e formam fístulas. A acne aparece no rosto principalmente, mas pode acometer as cotas, o peito e os ombros.
A dra. Priscilla Filippo, dermatologista pediátrica, esclarece que é importante que o adolescente mantenha uma alimentação saudável e balanceada, evite “espremer os cravos e espinhas” e lave o rosto duas vezes ao dia com sabonetes adequados para peles oleosas. O tratamento é individualizado, medicamentos tópicos e orais podem ser usados e devem ser orientados pelo médico assistente.
A dra. Priscilla Filippo, dermatologista pediátrica, alerta os pais que a acne pode ter um impacto negativo na saúde mental e autoestima dos adolescentes e deve ser tratada, prevenindo as cicatrizes e manchas escuras que podem permanecer na vida adulta.
Referência:
- Kutlu Ö, Karadağ AS, Wollina U. Adult acne versus adolescent acne: a narrative review with a focus on epidemiology to treatment. An Bras Dermatol. 2023 Jan-Feb;98(1):75-83. doi: 10.1016/j.abd.2022.01.006. Epub 2022 Oct 14. PMID: 36253244; PMCID: PMC9837660.






