Você sabe o que é onicofagia?

Transtornos de comportamento repetitivo focado no corpo são comportamentos compulsivos e auto infligidos que causam danos físicos à pele, cabelos e unhas, frequentemente com consequências psicossociais e incluem: tricotilomania (arrancar os cabelos), transtorno de escoriação (cutucar a pele), onicotilomania (cutucar as unhas) e onicofagia (roer as unhas).

A dra. Priscilla Filippo, dermatologista pediátrica, explica que onicofagia é o termo usado pelos médicos conhecido popularmente como “roer as unhas”, mais comum das mãos e até dos pés. É comum no dia a dia do consultório e podemos observar durante a consulta médica e no exame físico.

Começa na infância ou no início da adolescência e em alguns casos, pode permanecer na vida adulta. Pode estar associada a períodos de estresse, ansiedade ou tédio. A prevalência estimada da onicofagia é de 20 a 30% da população.

O tratamento é individualizado e deve investigar a causa. Casos leves são relativamente comuns na população em geral, mas devemos estar atentos aos casos graves, que podem causar um sofrimento significativo ou impedir o funcionamento social.

A terapia cognitivo-comportamental pode ser benéfica, auxiliando a diminuir gatilhos que possam gerar o hábito de roer as unhas. Além disso, medicações tópicas ou orais podem ser usadas. A dra. Priscilla Filippo, dermatologista pediátrica, recomenda que os pais não coloquem pimenta nas unhas dos filhos, pois pode causar irritação na pele. Uma sugestão para diminuir a onicofagia é manter as mãos ocupadas, desenhando ou participando de atividades manuais em grupos.

Referência:

  1. Lee DK, Lipner SR. The Potential of N-Acetylcysteine for Treatment of Trichotillomania, Excoriation Disorder, Onychophagia, and Onychotillomania: An Updated Literature Review. Int J Environ Res Public Health. 2022 May 24;19(11):6370. doi: 10.3390/ijerph19116370. PMID: 35681955; PMCID: PMC9180086.
Gostou?

Vamos combater a alergia juntos.

Acompanhe minhas dicas