O vírus Varicela-Zóster (VVZ) é o causador da varicela e do herpes-zoster. A varicela, conhecida popularmente como catapora, tem uma evolução benigna e limitada, na maioria das vezes e acomete principalmente crianças pré-escolares.
O VVZ é contagioso. É transmitido através de gotículas de secreção respiratória (tosse e espirros) ou pelo contato com as secreções das lesões. A dra. Priscilla Filippo, dermatologista pediátrica, orienta que as crianças infectadas devem ficar afastadas da creche e da escola.
As manifestações clínicas são: febre, dor de cabeça, mal-estar, perda do apetite, rash no corpo, pequenas bolinhas na pele, vesículas, pústulas e crostas associadas a coceira. A pele pode evoluir com manchas escuras ou manchas claras, que podem apresentar resolução espontânea em algumas semanas. Infecção bacteriana secundária da pele pode acontecer e deve ser tratada. Outras complicações são a meningite e encefalite.

A dra. Priscilla Filippo, dermatologista pediátrica, explica que a vacinação contra varicela é importante para prevenir as formas graves da doença. Em pacientes vacinados, a varicela se apresenta de forma mais leve.
O tratamento é direcionado para o alívio dos sintomas e em casos mais graves, podem ser usados antivirais.
Caso o seu filho apresente as manifestações citadas acima, procure um médico.
Referência
- González F, Rojas P. Is acyclovir effective for the treatment of varicella in children and adolescents? Medwave. 2018 Oct 4;18(6):e7269. Spanish, English. doi: 10.5867/medwave.2018.06.7268. PMID: 30339137.






