Alergia a contrastes

Em algumas clínicas, quando vamos realizar um exame de imagem, geralmente respondemos um questionário. Uma das perguntas é: você tem alergia a camarão? Quando a resposta é sim, indicam fazer o exame sem o uso do meio de contraste ou procurar um alergista.

Afinal…. quem tem alergia ao camarão não pode fazer exame de imagem usando o meio de contraste iodado? A alergia ao camarão ou a outros frutos do mar não contraindica o uso de contraste iodado. Os contrastes são substâncias administradas durante um exame radiológico com o objetivo de facilitar a observação de determinados órgãos ou estruturas anatômicas. As reações aos meios de contrastes iodados podem ser: – reações de hipersensibilidade, que podem ser alérgicas ou não alérgicas. – reações tóxicas. As reações de hipersensibilidade podem ser imediatas (ocorrem na primeira hora da administração) e não imediatas (ocorrem mais tardiamente após administração). A frequência das reações é de 0,5% a 3% nas pessoas que receberam contraste iodado não iônico. Os contrastes iodados podem ser iônicos (alta osmolaridade) ou não iônicos (baixa osmolaridade).

Na tomografia computadorizada é utilizado o contraste iodado; enquanto na ressonância magnética, é o gadolínio. As manifestações alérgicas podem ser leves, moderadas ou graves. São de diversas formas: coceira e placas avermelhadas na pele, inchaço das pálpebras e lábios, nariz entupido, espirros, falta de ar, sensação de aperto na garganta, dor no peito, coração acelerado, queda da pressão arterial e até perda da consciência. As pessoas com maior risco são aquelas que já tiveram uma reação prévia.

Cada paciente deve ser avaliado individualmente. Em casos selecionados, podem ser usadas pré-medicações antes da realização do exame de imagem. Não fique com dúvidas, procure um alergista!

Referências

1) Torres MJ, Trautmann A, Böhm I, Scherer K, Barbaud A, Bavbek S, Bonadonna P, Cernadas JR, Chiriac AM, Gaeta F, Gimenez-Arnau AM, Kang HR, Moreno E, Brockow K. Practice parameters for diagnosing and managing iodinated contrast media hypersensitivity. Allergy. 2021 May;76(5):1325-1339. doi: 10.1111/all.14656. PMID: 33170954.

2) Posicionamento da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia sobre contrastes em radiologia – 2016

Gostou?

Vamos combater a alergia juntos.

Acompanhe minhas dicas