A pele do paciente alérgico é mais ressecada. A predisposição genética, alterações no sistema imunológico e a interação com fatores ambientais, contribuem para o desenvolvimento de doenças alérgicas.
A dermatite atópica pode se manifestar em qualquer idade, sendo mais prevalente na infância. É uma doença crônica, multifatorial, de gravidade variável, evolui em surtos, pode estar associada a outras doenças alérgicas como a rinite e a asma. As lesões são características de cada faixa etária. A coceira é sempre intensa.
Na dermatite atópica, há o comprometimento da barreira cutânea e a pele é mais suscetível a infecções bacterianas, fúngicas e virais, podendo agravar os sintomas da doença.
Pelo fato de coçar, as lesões podem infectar, causando impetigo, que é a infecção bacteriana mais comum em crianças entre 2 e 5 anos. Adultos também podem ser acometidos. É uma doença contagiosa e muito frequente nos meses de verão.
Pacientes alérgicos a picadas de insetos também podem apresentar infecção secundária, como impetigo, celulite e erisipela. Essas infecções podem causar inchaço, dor e piora da vermelhidão local. A erisipela atinge as camadas mais superficiais da pele enquanto a celulite, as camadas mais profundas e a gordura que fica embaixo da pele.
Molusco contagioso, é uma infecção causada por um vírus, também pode acometer pacientes alérgicos. As lesões são pápulas (“bolinhas”) de 2 a 5mm, com superfície brilhante e da cor da pele. As lesões podem ser retiradas com uso de medicamentos ou procedimentos.
O vírus Herpes simples pode causar infecção grave em pacientes com dermatite atópica, manifestando-se de forma disseminada, causando febre e mal estar.
Os cuidados com a pele devem ser mantidos rotineiramente.
Em caso de sinais de infecções, procure um especialista!
Referência: Yue H, Umehara Y, Trujillo-Paez JV, Peng G, Nguyen HLT, Chieosilapatham P, Kiatsurayanon C, Song P, Okumura K, Ogawa H, Ikeda S, Niyonsaba F. Exogenous factors in the pathogenesis of atopic dermatitis: Irritants and cutaneous infections. Clin Exp Allergy. 2021 Mar;51(3):382-392.