A dermatite perioral é caracterizada por “bolinhas avermelhadas ao redor da boca” (pequenas pápulas e pústulas inflamatórias). Pode afetar a boca e em alguns casos, o nariz e os olhos, sendo chamada de dermatite periorificial.
Pode acometer crianças, mas é mais comum em mulheres entre 20 e 45 anos.
A etiologia é desconhecida. Em alguns pacientes é causada pelo uso crônico de corticoides tópicos. Outros fatores relacionados são infecção por Candida albicans ou por bactérias, uso de pasta dental com flúor e alguns cosméticos.
No local das lesões, o paciente apresenta sensibilidade ou queimação e coceira. Quando em contato com vários produtos, a pele por estar sensível, fica mais vermelha e piora a dermatite.
Muitas vezes a dermatite perioral pode ser confundida com rosácea, acne vulgar e até dermatite de contato.
Blefarite (inflamação das pálpebras) e conjuntivite podem estar associadas aos raros casos de dermatite periorificial granulomatosa.
O diagnóstico é clínico. Em casos com apresentação atípica ou não resposta ao tratamento, pode ser considerada a biópsia da pele.
O tratamento deve ser orientado pelo médico assistente, geralmente com antibióticos tópicos e inibidores de calcineurina. Nos casos mais extensos ou com pouca resposta clínica, antibioticoterapia oral pode ser indicada.
Evite a automedicação! Em caso de díuvidas, procure atendimento médico.
Referência: Tolaymat L, Hall MR. Perioral Dermatitis. 2022 Sep 5. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2022 Jan–. PMID: 30247843.